terça-feira, 2 de junho de 2020

Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro. Leonardo da Vince

No âmbito da disciplina de português, compartilho a minha opinião sobre o tema «Companheirismo e Cooperação». O meu texto, se verificarem, é uma permanente interrogação! A minha professora diz-nos que essas interrogações são perguntas de retórica, cuja finalidade é levar-nos a refletir.

Eu sou a Íris Andrade do 8ºE e convido-vos a refletir comigo!

 

 

A humanidade, cada vez mais, se demonstra acabada, estragada, «um copo partido» ou, como os internautas gostam de chamar, «uma rachadura num universo». E porquê? Porque a humanidade está a falhar, o que falta? O que está errado? Esses problemas derivam de muitos assuntos polémicos e outros, um deles é a falta de companheirismo e cooperação, que nada mais é que o comportamento de modo bondoso e leal entre duas ou mais pessoas, algo simples, não é? Sim, sem dúvida, é algo simples. Então, porquê complicar o que podia ser tão fácil? É bem, por esse motivo, que a humanidade está aqui, para complicar cada vez mais.

O mais engraçado é que, quando estamos a estruturar uma critica e a partilhamos, temos o triste hábito de dizer «A sociedade é…», mas esquecemo-nos que fazemos parte dessa mesma sociedade. Então, o que estás a fazer para cooperares com um certo grupo de pessoas? O que eu estou a fazer?  Quando criticamos as faltas de valores na sociedade, nós mesmos estamos a faltar com esses valores, companheirismo e cooperação, pois sempre achamos que os outros é que têm de cooperar e entender os nossos interesses, sempre esperamos isso e, quando alguém tem uma opinião diferente, é sempre criticada e julgada à base de argumentos ofensivos e, por isso, desnecessários. Para que não haja esse tipo de descuidos, eu acredito que o melhor a fazer é ser mais confiante em si mesmo, pois essa confiança vai trazer-nos mais segurança. O sujeito, confiante de si, sabe que, mesmo que aconteçam  atos de ausência de companheirismo e cooperação, ele não faltará a esses valores, se cooperar com interesse na opinião de outro sujeito e, juntos,  tentarem encontrar pontos de concordância, que auxiliem na busca de um mundo melhor. 

          Acredito que a sociedade (incluindo-me) ainda não está preparada para receber uma «bomba» de pensamentos à base da emoção e do companheirismo, pois sempre acreditamos que o racionalismo e o individualismo eram, e continuam a ser, os valores que nos tornaram memoráveis durante séculos. Mas para onde é que, na maioria das vezes, esses “valores” levaram as pessoas? A lado nenhum, porque parece que estamos na "estaca zero"! Nós  precisamos de TODOS para construir Harmonia. Então, eu pergunto:  Vale mesmo a pena viver uma vida individualista?  

 

Íris Andrade nº5 8 E                                                                              


Nota:  Todas as informações, que me ajudaram a estruturar esta opinião, foram retiradas do livro «Está tudo f*dido» de Mark Manson, Cap. 3, em destaque quanto a este tema. A situação atual que vive os EUA veio reforçar , ainda mais, esta minha preocupação!


" Nós  precisamos de TODOS para construir Harmonia".

Sem comentários:

Enviar um comentário