sexta-feira, 12 de junho de 2020

“Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te”. Friedrich Nietzsche

No âmbito da disciplina de português, partilho a minha opinião sobre os valores da «Lealdade e Confiança». O meu texto, se verificarem, aborda as relações pessoais e interpessoais, focando-se numa realidade social, que se prende com as compras  online.
         Sou o Manuel Silva, nº13, do 8ºA e espero que estejam muito atentos às compras que fazem através da internet.


Os valores da Lealdade e Confiança

Lealdade e Confiança. Duas palavras distintas, mas que, no fundo, convergem numa relação de reciprocidade. Podemos até dizer que a lealdade é a base da confiança. A Lealdade e a Confiança são valores essenciais na sociedade e em relações pessoais e interpessoais. 
No nosso quotidiano, por exemplo, não esperamos que os nossos amigos ou as pessoas que nos são mais próximas, como os nossos pais ou irmãos, nos enganem. Isso significa que temos confiança, que essas pessoas nos são leais. Mas podemos aplicar estes valores, por exemplo, quando emprestamos a nossa bicicleta a um amigo. Acreditamos que a cuidará como se fosse sua e que a irá devolver. Outro exemplo de lealdade, no nosso quotidiano, pode ser quando confiamos um segredo a alguém e acreditamos que essa pessoa nos vai ser leal e que vai manter esse segredo. Não esperamos, por exemplo, que quebre essa confiança que depositamos nela e que vá contar algo que queríamos manter só nosso. 
Num campo mais social, podemos dar o exemplo de uma compra online. Nós temos de acreditar que a pessoa a quem nós fizemos a compra vai ser leal connosco e a vai entregar devidamente e com todo o cuidado, porque nós confiamos nela. Se nós não lhe déssemos a confiança de nos entregar o produto depois de termos pago, o processo da compra nem ia acontecer, por isso nós temos de aprender também, nestes casos, em quem podemos confiar, mesmo quando a compra é feita sem conhecermos o nosso interlocutor. Nestes casos, eu não acho que haja falta de lealdade e de confiança. Neste mundo, que cada vez se torna mais virtual, há muitos burlões online, no “MarketPlace” do facebook, ou mesmo no OLX, que se aproveitam da confiança das pessoas para lucrarem, (felizmente, praticamente todas as pessoas que são burladas nesses serviços, comunicam outros grupos de vendas, que esse vendedor não é confiável, o que ajuda a prevenir mais roubos), mas, por outro lado, cada vez há mais lojas confiáveis e seguras na internet, quevendem todo o tipode produtos e talvez mais baratos até. 
Basta olharmos para o significado destas duas palavras para percebermos que é difícil separarmos uma da outra. Quando sentimos que podemos confiar em alguém, é porque acreditamos na sinceridade e na qualidade de caráter do outro. A quebra destes dois valores origina muitas vezes sentimentos de tristeza e desilusão, algo que ninguém gosta de sentir em relação, sobretudo, às pessoas que lhe são mais próximas. 

Manuel Silva nº13 - 8ºA

"...nós temos de aprender também, nestes casos, em quem podemos confiar, mesmo quando a compra é feita sem conhecermos o nosso interlocutor".
"Neste mundo, que cada vez se torna mais virtual, há muitos burlões online, no “MarketPlace” do facebook, ou mesmo no OLX, que se aproveitam da confiança das pessoas para lucrarem..."







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