terça-feira, 30 de abril de 2019

Otium cum dignitate - Expressão latina que significa “ descanso com dignidade”. Para Cícero, grande orador Romano, o descanso, o ócio, era um meio necessário para se viver com decoro, com dignidade.



Amanhã, festeja-se o Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador.

O Dia do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, dedicada a todos os trabalhadores, celebrada anualmente, no dia 1 de maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.

A homenagem deste dia remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a ser de 17 horas, para 8 horas.

A partir dessa data, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados.

No Calendário litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.

Nunca é demais relembrar esta data, este direito conquistado, tendo em conta que ainda há, em pleno Séc. XXI, casos inadmissíveis de exploração e até mesmo de escravização, do homem pelo homem.

... a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados. ( foto retirada da net.)


Comemorações do 1º de maio - (foto retirada da net).

Nunca é demais lembrar este "passo"  pela dignidade humana - (foto retirada da net).





Sem comentários:

Enviar um comentário