quarta-feira, 27 de maio de 2020

“A amizade supõe a confiança, união de pensamentos e esperança”. André Maurois

Ainda no âmbito do «Estudo em Casa», dirigida aos alunos do 7º e 8º anos, e a propósito de  um excerto da obra, «A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar», de Luís de Sepúlveda, aqui está mais uma resposta, da aluna Matilde Santos, nº12, do 8ºE, ao desafio proposto, com as correções inerentes à pontuação, sintaxe e alguns aperfeiçoamentos a nível da «organização e coesão textual».

 

Companheirismo e cooperação

 

Companheirismo é o comportamento que caracteriza o modo amistoso, cordial e leal do convívio entre duas pessoas.  A cooperação é uma ação conjunta para uma finalidade, objetivo em comum. Estas duas palavras, que se tornam ações, ambas implicam mais do que uma pessoa, para que se possam fazer coisas em conjunto, ou a tomar decisões importantes.

Muitas vezes, o que leva à falta destes valores, na minha opinião, é o facto das pessoas não terem confiança umas nas outras e serem arrogantes. Para se conquistar a confiança de alguém, precisamos de dar provas de que somos dignas dessa confiança e temos de ter um espírito aberto e solidário, ajudando e confiando nas pessoas, para que o companheirismo e cooperação se tornem realidades e não fiquem pelos meros conceitos atrás definidos.

   Penso que os seres humanos precisam de ser mais humildes em relação a tudo, pois, sem humildade, não se chega a nenhum lado.  Devemos confiar em quem nos deposita confiança e cooperar para que construamos juntos um mundo melhor. A obra de Luís de Sepúlveda, “ A história da gaivota e do gato que a ensinou a voar”, apesar de ser uma história ficcionada, transmite-nos estes valores intemporais e universais que devemos cultivar e preservar para que eles orientem as nossas vidas e nos ajudem a ser melhores seres humanos.


Matilde Santos, nº12-8ºE


"...ambas implicam mais do que uma pessoa"



Sem comentários:

Enviar um comentário