terça-feira, 11 de dezembro de 2018

" Ser Homem é ser responsável. É sentir que colabora na construção do Mundo"! Antoine de Saint Exupéry

Há 70 anos, a 10 de Dezembro, no rescaldo de uma das maiores barbáries que homens cometeram face aos seus semelhantes, a recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU), através da sua Assembleia-Geral, aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
Conscientes dos horrores praticados, as Nações do Mundo de então, representadas na Assembleia-Geral da ONU, foram capazes de chegar a um consenso quanto a uma curta, mas plena de ESPERANÇA, lista de 30 artigos, a qual, respeitando as diversas culturas que continuam a preencher o globo, visava um mundo de CONCÓRDIA, de DIREITO e de LIBERDADE.
Quando assistimos a alguns retrocessos civilizacionais, nunca é demais lembrar esses direitos, para que não se cometam as atrocidades do passado.
Os professores das diversas disciplinas dos 5º e 7º anos do Agrupamento de Escola de Braga Oeste, no âmbito da Flexibilização Curricular (1ª DAC) e no contexto da Semana Concelhia dos Direitos Humanos, envolveram os alunos em diversas atividades, para que «revivessem» a Declaração dos Direitos Humanos.
Os trabalhos  dos alunos do 5º ano foram realizados, na Biblioteca Escolar e nas aulas de TIC, a partir da leitura e análise da obra, « Os Direitos das Crianças», de Luísa  Ducla Soares. O resultado final foi a criação, no programa Canva, de posters alusivos aos direitos das crianças.
Eis um pequeno vídeo que sintetiza todo o trabalho, em articulação com a Equipa da Biblioteca Escolar.





Sem comentários:

Enviar um comentário