terça-feira, 4 de dezembro de 2018

"A EDUCAÇÃO TEM RAÍZES AMARGAS, MAS OS SEUS FRUTOS SÃO DOCES" Aristóteles....


Entrega de Prémios dos Quadros de Valor e de Excelência 

2017/2018 

Escola EB 2,3 de Braga Oeste distinguiu melhores alunos

“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”  
(Séneca)



Realizou-se no dia 23 de novembro mais uma cerimónia para entrega dos prémios aos alunos que integraram os Quadros de Mérito 2017-2018 – Quadro de Valor, Quadro de Excelência e Quadro de Melhoria Significativa, da Escola Básica de Braga Oeste. Esta cerimónia tem por objetivo reconhecer e dar a conhecer à Comunidade Educativa o sucesso dos alunos, destacando as suas aptidões e atitudes nos domínios cognitivo, cultural, pessoal ou social. Como referiu a Diretora do Agrupamento, Cândida Ferreira, “é para aplaudir o trabalho, a dedicação, o esforço e o empenho de todos os alunos que conquistaram o mérito que a escola e as associações de pais, hoje aqui representadas, reconhecem”.
O evento decorreu, pelas 21h30, no Auditório Multiusos de Sequeira, primorosamente decorado pelas professoras Margarida Xavier, Ana Margarida Costa, Ana Gomes, Teresa Carvalho e pelos assistentes operacionais, Sr. Domingos Silva e Sr. Adão Ferreira.
A cerimónia, que começou com a atuação do Clube da Música, contou com a presença de inúmeros encarregados de educação e familiares, professores, funcionários, alunos, elementos da Direção, representantes do Conselho Geral e das Associações de Pais, das Juntas de Freguesia e a Dr.ª Epifânia Oliveira, Adjunta da Vereadora da Educação e da Cultura, que salientou a importância deste evento que “reconhece a excelência dos alunos que trabalharam mais ao longo do ano; estimula também o sentido de pertença e de partilha entre todos os elementos que constroem a escola, todos os dias, sendo possível proclamar uma cidade educadora”, tendo afirmado ainda que “só assim é possível fazer uma escola COM todos”.
A professora de Educação Física, Elisabete Silva, apresentou esta cerimónia onde foram distinguidos 47 alunos, do 5º ao 9º ano. Entre estes, 44 estão no Quadro de Excelência - alunos que revelaram um excelente desempenho académico, quer no domínio curricular, quer no domínio não curricular -, 8 no Quadro de Valor - alunos que revelaram capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolveram iniciativas ou ações de benefício social ou comunitário, que evidenciaram respeito pelo cumprimento das normas do Regulamento Interno da Escola e contribuíram para o bom relacionamento entre os membros da comunidade educativa -, e 5 nos dois Quadros. Por último, foram também distinguidos outros alunos por terem participado, com mérito, noutras atividades promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, nomeadamente provas desportivas, no “Canguru Matemático sem Fronteiras” e nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática.
Num breve discurso, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, Cândida Ferreira, referiu que se sente cada vez mais orgulhosa pelo trabalho realizado. Segundo ela, “´é nosso trabalho reconhecer o mérito dos nossos alunos, sendo que apenas alguns conseguem atingir estes prémios, uma vez que exige muito trabalho e um enorme empenho. Se estão aqui hoje é porque colocaram a escola em 1º lugar! Acredito que os alunos que terminaram o 9º ano, e que hoje estão aqui novamente connosco, vão dar tantas alegrias aos seus novos professores, como nos deram a nós!”. Agradeceu aos pais e encarregados de educação o apoio e acompanhamento destes alunos, aos professores, que têm contribuído para o sucesso dos alunos, aos funcionários, à psicóloga, enfermeiras e terapeutas escolares. Destacou ainda duas palavras que atualmente norteiam o trabalho desenvolvido na escola – Inclusão e Flexibilidade –  dizendo que “a escola funciona com todos e para todos de uma forma flexível e adaptada a cada um. Cada vez mais se pretende que a escola não deixe ninguém para trás e, por isso, tudo será feito para que este objetivo venha a ser concretizado”. Agradeceu ainda a colaboração do Município, das Juntas de Freguesia e das várias Associações que têm vindo a colaborar com a escola. Terminou com a ideia de que, graças a todos os intervenientes no processo educativo e, sobretudo, ao seu próprio esforço e responsabilidade, estes alunos “conseguiram obter este reconhecimento por parte da comunidade educativa”. 
Seguidamente, a Presidente da Associação de Pais/Encarregados de Educação, Joaquina Borges, agradeceu o trabalho e empenho da escola visando o sucesso dos alunos, manifestando o orgulho que os pais sentem, ao verem o trabalho e a excelência dos seus filhos, valorizado e reconhecido, tendo mesmo endereçado uma palavra especial aos professores que têm uma tarefa muito difícil e que nem sempre vêm o seu esforço ser reconhecido, terminando com um apelo para que mais pais e encarregados de educação se unam a esta Associação.
Por sua vez, os alunos Edgar Araújo e Beatriz Loureiro do 9ºC falaram em nome dos alunos premiados tendo referido que a Escola é essencial na preparação do futuro e que muitas vezes é responsável pela descoberta de novos talentos. A Presidente da Associação Académica, Adriana Barbosa, endereçou umas palavras de apreço aos colegas merecedores destes prémios, referindo que esses alunos enchem a escola de satisfação e  são um exemplo a ser seguido por todos referindo também que é importante que os alunos estejam unidos para lutarem pelos seus direitos mas também pelos seus deveres.
Edgar Araújo, do 9ºC, um aluno que ao longo do seu percurso académico tem integrado sempre os Quadros de Mérito referiu que “este prémio significa um reconhecimento do trabalho que coloquei na escola e também é uma enorme motivação para continuar a ter resultados que espero venham a ser cada vez melhores! Este é um momento com grande significado para os alunos, onde o seu mérito, esforço e perseverança são reconhecidos pela comunidade educativa”.
Este evento terminou com a atribuição de uma pequena lembrança, aos directores de turma, pelo seu empenho e dedicação aos alunos e à escola, a que se seguiu a atuação do Clube de Dança/Desporto Escolar, coordenado pela professora Teresa Borges que, com energia e muita alegria, brindaram a assistência com sua dança aeróbica.
Com esta cerimónia, a comunidade educativa reconhece e valoriza os resultados alcançados, através de diplomas/livros e troféus que podem constituir um marco e uma referência para todos os alunos, sendo também um momento de apelo e incentivo à continuidade do trabalho desenvolvido e à divulgação merecida dos resultados obtidos. 

Alexandra Lopes- Professora de História

Sem comentários:

Enviar um comentário