sexta-feira, 1 de novembro de 2019



“Onda Rosa” na Escola Básica de Braga Oeste

  

A Escola Básica de Braga Oeste inscreveu-se, como parceira, da Liga Portuguesa contra o Cancro participando na Campanha Onda Rosa. Nesse âmbito, o Projeto de Educação para a Saúde da Escola, em parceira com a Biblioteca Escolar, promoveu várias iniciativas que visaram sensibilizar a comunidade escolar para a problemática do cancro, em especial do Cancro da Mama, para além de serem facultados esclarecimentos sobre este tipo de cancro, formas de prevenção, sinais de alerta e tratamento.
Vários espaços da escola foram decorados com a cor rosa, tendo sido afixado um Laço Rosa Gigante, à entrada da Escola e distribuídos alfinetes de lapela com Laços Rosa, como símbolo do mês dedicado ao cancro da mama. Procedeu-se também à afixação de cartazes e à distribuição de folhetos, disponibilizados pela Liga Portuguesa contra o Cancro, tendo sido projetado, em vários espaços da escola, um PowerPoint informativo sobre esta temática.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações.
O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Sem comentários:

Enviar um comentário