quarta-feira, 13 de março de 2019

Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. Rubem Alves




Manhã Animada com Pluriatividades Disciplinares

A Escola Básica de Braga Oeste, em Cabreiros, promoveu, na última sexta-feira, múltiplas atividades para assinalar 3 eventos relevantes: As comemorações do Dia Internacional da Mulher; um Flashmob que terminou com a interpretação do “Hino da Alegria” no âmbito do DAC (Domínio de Autonomia Curricular) e a constituição de uma Tabela Periódica Humana. Todas estas atividades decorreram no turno da manhã e envolveram todos os alunos da escola, muitos professores, encarregados de educação e assistentes operacionais.
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher foi organizado, pelas professoras de História, um painel informativo com exemplos de mulheres que se destacaram em vários domínios, quer internacionalmente quer a nível nacional, sendo os alunos alertados para a necessidade de se continuar a lutar pela igualdade de direitos e contra a violência doméstica.

"  Mulher é também Mulher - asa, Mulher -força, Mulher-chama"


O Flashmob, foi uma atividade interdisciplinar na qual participaram os alunos do 2º ciclo que terminou com a entoação do “Hino da Alegria”, pelas turmas do 5º ano, estando o acompanhamento instrumental a cargo de alunos do 6º Ano e do Clube da Música. Pretendeu-se, de uma forma lúdica, chamar a atenção dos alunos para a importância do património cultural e artístico, nacional e de outras culturas, como valor indispensável para uma maior capacidade de participação e intervenção nas dinâmicas sociais e culturais. Esta atividade foi dinamizada por duas turmas do 5º ano. O 5ºA incidiu sobre a temática da “Multiculturalidade”, tendo sido selecionados 5 países, (Brasil, Angola, Síria, Japão e Rússia) que foram alvo de estudo e de pesquisa. Os alunos criaram adereços identificadores dos diferentes países (EV), elaboraram placards sobre arquitetura de cada um dos países relacionando-a com a Geometria (Matemática e TIC); e dançaram músicas típicas desses países (Educação Física) com vestimentas a condizer.



Um pouco de Angola...



Um momento do Japão.

Algumas brisas da Síria...

Ventos de leste- Rússia.
Por sua vez, o 5ºB abordou a temática da “Tolerância” (respeito pela diferença), tendo mostrado vários cartazes, onde destacaram Valores, cujo significado apresentaram oralmente. Foi uma atividade muito interessante, a que assistiu toda a comunidade escolar, procurando-se chamar a atenção dos alunos para a necessidade do respeito mutuo, da aceitação das diferenças e da preservação das diversas  culturas  e identidades. 

Os alunos do 5º B destacam os valores intemporais e universais...



como respeito mútuo, aceitação das diferenças e  preservação das diversas  culturas  e identidades.

o 5º ano terminou com a entoação do “Hino da Alegria”, estando o acompanhamento instrumental a cargo de alunos do 6º Ano e o Clube da Música.



Dado 2019 ter sido declarado pelas Nações Unidas e pela UNESCO, como o Ano Internacional da Tabela Periódica, uma verdadeira obra-prima da qual floresceram as essências da química, da física, da biologia, e das ciências, as professoras de Físico-química procuraram sensibilizar os alunos para a importância desta ferramenta que permite prever as propriedades da matéria – na Terra ou em qualquer parte do universo. Nesse sentido, os alunos das turmas dos 7º e 9º anos, fizeram uma Tabela Periódica Humana, para comemorar os 150 anos da Tabela Periódica, que teve origem em 1869 quando Dmitry Mendeleev criou o Sistema Periódico dos Elementos Químicos.
Todas estas atividades alcançaram totalmente os seus objetivos e foram bastante apreciadas por toda a comunidade educativa que assistiu, com muito interesse, a esta manhã tão produtiva e educativa!
"Da tabela periódica, floresceram as essências da química...

  .
física, da biologia, e das ciências" 




Sem comentários:

Enviar um comentário