quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

«Aquele que ignora o seu passado está condenado a repeti-lo.” Marc Bloch




O Dia 27 de Janeiro é o "dia Internacional da Lembrança das Vítimas do Holocausto". A data foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2005,  por ser o dia que marca a libertação do campo de concentração de Auschwitz, em 1945, pelo Exército Soviético, há 74 anos. 

Todos sabemos o que aconteceu nos campos de concentração, comandados pelo regime nazi. É difícil imaginar o sofrimento de quem passou por lá, apesar dos testemunhos de alguns sobreviventes!

Esta data foi recordada pelas professoras de História do 3º ciclo, que elaboraram um painel expositivo, colocado à entrada da Biblioteca, para sensibilizar os alunos e a comunidade educativa em geral, para a necessidade de nunca mais serem repetidos este, e outros holocaustos, que continuam a horrorizar o mundo contemporâneo!

 

 

“Chegamos à meia-noite. Havia um silêncio mortal e a vista era aterrorizante”, descreve o sobrevivente Ferster quando relembra suas sensações ao pisar no primeiro campo de concentração da sua vida. “Podíamos ver, à distância, a fumaça que saía de quatro chaminés. Não me dei conta na época, de que eram crematórios”.






  sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebés fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e saber aritmética só são importantes se fizerem nossas crianças mais humanas"



Sem comentários:

Enviar um comentário