segunda-feira, 12 de novembro de 2018

" Halloween"

O Concurso de postais e trabalhos, sob o tema Halloween”, levado a cabo pelo Subdepartamento de Inglês, em parceria com a Biblioteca Mário Cláudio, concretizou-se, uma vez mais, tendo havido uma grande participação de todos os  alunos, cuja criatividade é sempre uma surpresa.
Parabéns aos professores dinamizadores e a todos os pequenos/grandes artistas...

Algumas Curiosidades:

Origens do Halloween
Acredita-se que a maioria das tradições de Halloween tenham tido origem nos antigos festivais celtas, chamados Samhaim. Para os celtas, o início do inverno representava a aproximação entre o mundo e o “Outro Mundo”, onde vivem os mortos.
Os celtas acreditavam que, no início do inverno, os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.
Embora de origem pagã, o Halloween recebeu esse nome após ser cristianizado pela Igreja Católica, que passou a defini-lo como véspera do Dia de Todos os Santos.

Símbolos do Halloween
A maioria dos símbolos característicos do Halloween possuem origem nos primórdios da tradição, enquanto outros foram agregados com o tempo. Entre os principais estão:

As cores laranja e preto: O Halloween é associado com as cores laranja e preto pois o festival do Samhaim era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.

Lanterna de abóbora: a lanterna de abóbora (do inglês Jack O’lantern) tem origem num conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno , vagueando eternamente com sua lanterna em busca de descanso.

A tradição de entalhar abóboras teve início nos Estados Unidos. Antes, os países de origem celta entalhavam nabos e inseriam velas no interior com o objetivo de afastar espíritos.

Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que, no dia do Samhaim, máscaras e fantasias ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos e continuavam vagueando pelo mundo sem incomodar.

Atualmente, o Halloween é fortemente marcado por festas à fantasia que geralmente seguem a temática sombria de bruxas, zumbis, esqueletos, etc. No entanto, em países onde a tradição não é tão seguida (a exemplo do Brasil), as festas costumam envolver qualquer tipo de fantasia.

Esqueletos e fantasmas: para os celtas, os mortos assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas.

Morcegos: os festivais de Samhaim sempre envolviam o uso de fogueiras, que acabavam por atrair morcegos.

Gostosuras e travessuras: do inglês "trick or treat", teve origem na Grã-Bretanha, mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50. A atividade é voltada para crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde,  como doces ou dinheiro, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.


Eis alguns trabalhos dos alunos...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário