terça-feira, 31 de outubro de 2017

Halloween festejado na Escola Básica de Braga Oeste







No âmbito do Ensino do Inglês, os alunos realizaram diversos trabalhos, referentes ao Halloween.
Foi montada uma exposição na Biblioteca Escolar Mário Cláudio, depois de terem sido selecionados os melhores trabalhos dos alunos do 2º ciclo, alusivos à comemoração deste dia tão especial.
Os alunos empenharam-se bastante realizando trabalhos muito criativos, originais e, alguns, bastante “aterradores”!
Como é habitual, na noite de 31 de outubro comemora-se, na maior parte dos países de língua inglesa, aquilo que nós conhecemos como a Noite das Bruxas. Nesta data é costume  as pessoas mascararem-se, organizarem festas e os mais novos percorrerem as ruas, batendo às portas e pedindo Travessuras ou Gostosuras ? (Trick or Treat?)
A origem da festa do Halloween remonta há mais de 3 mil anos. Já na Antiguidade, os Celtas festejavam o “All hallow's eve”, que significa a “véspera de todos os santos”. Com o objetivo de afastar os maus espíritos, a festa incluía diversas figuras sombrias e bizarras. Acreditavam que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, usavam fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.
É curioso notar que a tradição do Halloween foi passada de geração em geração, uma vez que não existe nada escrito sobre isso.
Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.

Posteriormente, a festa do Halloween foi trazida para o continente americano por imigrantes irlandeses, no século XIX, e desde então é um sucesso sobretudo nos Estados Unidos, onde é feriado, possuindo também um grande valor comercial.

Sem comentários:

Enviar um comentário