Eis aqui mais um texto, realizado pela aluna nº8, Carolina Gonçalves, do 8ºB, elaborado a partir de uma tarefa, baseada na obra «A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar», de Luís de Sepúlveda. Foi sujeito a pequeníssimas alterações inerentes à pontuação, sintaxe.
PROTEÇÃO, CORAGEM E RESPONSABILIDADE
Nestes tempos difíceis, há algumas pequenas palavras que, na minha opinião, retratam muito bem os tempos difíceis que puseram à prova, uma vez mais, a humanidade. Estas são, por exemplo, proteção, coragem e responsabilidade...
A palavra “proteção” significa ação ou efeito de proteger, apoio, ajuda. A palavra “coragem” significa ausência de medo diante de riscos ou do perigo, bravura, valentia. E, por fim, a palavra “responsabilidade” significa dever de se responsabilizar pelo próprio comportamento, pelas ações de outros, ou obrigação.
Estas palavras, para mim, enquadram-se perfeitamente nestes tempos pelos quais estamos a passar. Na minha opinião, a palavra proteção, neste contexto, é a ação que todas as pessoas, à face da Terra, deverão fazer para não se infetarem e também não infetarem os outros. A palavra coragem, no meu ponto de vista, é a ação que todos os profissionais de saúde demonstram diariamente, para ajudar os doentes infetados, colocando em causa a sua própria proteção. E, por fim, a palavra responsabilidade é, com certeza, uma das mais importantes ações, nestes tempos pandémicos, e que é muito bem desempenhada pelos trabalhadores essenciais.
De facto, a obra de Luís de Sepúlveda, «A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar», também, na minha opinião, aborda estas palavras de uma maneira diferente pois, de certo modo, o gato realizou e demonstrou estas ações ao cuidar do ovo e da gaivota. Estas três simples palavras, que todos gostaríamos que se transformassem em atos, daqui a muitos anos, quando olharmos para trás, definitivamente, vão definir esta época como difícil, para toda a população humana da Terra.
Carolina Gonçalves 8ºB Nº8
"A
palavra coragem, no meu ponto de vista, é a ação que todos os profissionais de
saúde demonstram diariamente, para ajudar os doentes infetados...) |
" ...daqui a muitos anos, quando olharmos para trás, definitivamente vão definir esta época como difícil para toda a população humana da Terra". |
Sem comentários:
Enviar um comentário