sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

 Francês – Concurso de Postais de Natal

Esta atividade teve como objetivo a elaboração e exposição de postais de Natal em língua francesa. Os alunos de 7º ano desenvolveram a sua autonomia e criatividade, assim como a expressão escrita em Francês aplicando vocabulário abordado ao longo do 1º período e adequando-o às festividades de final do ano (através da produção de pequenos textos e/ou acrósticos). Os trabalhos destacaram-se pela sua qualidade e criatividade.                                                                                            A exposição dos postais em sala de aula permitiu a escolha por parte dos alunos do(s) melhor(es) que foram afixados na biblioteca, demonstrando assim o seu espírito crítico. 
O balanço desta atividade foi claramente satisfatório/positivo.

                        

                             

                         

                                         













A equipa da biblioteca escolar deseja a todos Boas Festas

O Pai Natal veio visitar os nossos alunos...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Human Rights

Criado com o Padlet

 SEMANA CONCELHIA DOS DIREITOS HUMANOS - RBE BARCELOS


9 a 11 de dezembro - Maratona de cartas – Amnistia Internacional; Assinaturas que valem vidas – Bibliotecas Escolares | Biblioteca Municipal 

10 de Dezembro - 14h30 | DAQUI CONTO CONTIGO, sessão online com Pedro Seromenho, escritor e ilustrador - alunos do 1º ciclo.

Curtas pelos Direitos Humanos: visualização e debate de curtas metragens




segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

 Chibos Sabichões 

Um dia viram uma erva muito verde que crescia do outro lado do rio. Mas para lá chegar tinham de atravessar uma ponte debaixo da qual vivia um ogre terrível, que não deixava ninguém passar. Então, o chibo pequeno, o chibo médio e o chibo grande tiveram de engendrar uma forma para enganar o monstro…No fundo, uma história que nos mostra que a inteligência e o engenho conseguem mais do que a força física.

No dia 3 de dezembro, as crianças do JI da Pousa e de Martim assistiram a uma hora do conto online com a contadora de histórias Inácia Cruz. Todos ouviram com muita atenção às aventuras  dos Chibos Sabichões.



sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Semana Concelhia da Ciência e Tecnologia | 23 a 27 de novembro - RBE Barcelos

Ao longo desta semana a equipa da biblioteca e a docente de Ciências, Ana Silva, celebraram a cultura científica, nas turmas do 5º ano, com atividades sobre Isaac Newton: vídeos, elaboração do Disco de Newton, sopa de letras e palavras cruzadas.  









terça-feira, 17 de novembro de 2020

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 

CARTAZ E CALENDARIZAÇÃO 
 
O regulamento da fase escolar encontra-se disponível na biblioteca.





segunda-feira, 16 de novembro de 2020

 Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada com Daniel Completo 

No dia 11 de novembro, pelas 14h30, os alunos da EB1 de Martim e do 1º e 2º ano da EB1/JI da Pousa assistiram a uma sessão online com Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Daniel Completo, onde ouviram histórias da obra “Contos e cantos tradicionais”

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

 

ALUNOS DO 5.º ANO VISITARAM A BIBLIOTECA ESCOLAR

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as turmas do 5.º ano realizaram uma visita guiada à Biblioteca, acompanhadas dos respetivos professores.

A Coordenadora da Biblioteca, Glória Sousa, explicou aos alunos todos os procedimentos que devem adotar para poderem usufruir desse espaço tão importante na vida da escola, sobretudo a forma como podem requisitar livros e pesquisar a informação pretendida.

Os alunos mostraram-se entusiasmados e ficaram a conhecer melhor o espaço, as suas funcionalidades e as atividades de aprendizagem e lazer que nele poderão usufruir.









segunda-feira, 2 de novembro de 2020

 Encontro com o escritor António Mota e o músico Daniel Completo

RBE de Barcelos


No dia 29 de outubro, pelas 14h30, alunos do primeiro ciclo do agrupamento participaram de um encontro online com  o escritor António Mota e o músico Daniel Completo para conhecer as canções e poemas da obra "A Casa das Palavras".

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

 MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 

Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos



segunda-feira, 5 de outubro de 2020

 OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma iniciativa realizada anualmente no mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade para o diagnóstico precoce do cancro da mama. A Rede de Bibliotecas de Barcelos junta-se a esta causa com a dinamização de várias iniciativas de sensibilização para esta doença.



quinta-feira, 1 de outubro de 2020

 MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

VISITAS GUIADAS, FORMAÇÃO DE UTILIZADORES, ONDA ROSA, HORA DO CONTO



sexta-feira, 25 de setembro de 2020

terça-feira, 15 de setembro de 2020

ESTAMOS DE VOLTA!


Mais um ano letivo que se inicia. Um novo desafio, com novas regras, mas com a mesma vontade de trabalhar em prol de alunos e professores. 


Depois de Tudo 
De tudo ficaram três coisas... 
A certeza de que estamos começando... 
A certeza de que é preciso continuar... 
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar... 
Façamos da interrupção um caminho novo... 
Da queda, um passo de dança... 
Do medo, uma escada... 
Do sonho, uma ponte... 
Da procura, um encontro! 

Excerto adaptado de “III – O Escolhido”, do livro ‘O Encontro Marcado’, de Fernando Sabino.

sábado, 27 de junho de 2020

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. (John Dewey)

Eis aqui mais uma reflexão da aluna do 8ºB, Ana Luísa.
Esperamos, pois, que todos os cidadãos tomem consciência não só dos seus direitos, como também dos seus deveres, primando pela respeito por si e pelos outros, sejam mais responsáveis, para que TODOS JUNTOS  possamos regressar à escola em segurança.


Reflexão Final
 

     
Neste período de escola, vivemos uma nova realidade.
Tivemos de nos adaptar e de desenvolver novas competências e habilidades. Mas, claro, que nem tudo foi fácil! Foi preciso muito esforço, não só da nossa parte, mas também da parte dos professores. Tivemos de estudar por nós próprios e aprender através de nós mesmos. No entanto, acho que a parte que nos afetou mais foi o facto de não estarmos numa sala e podermos olhar uns para os outros e falar, conviver e crescer. Mas, apesar de tudo, dentro dos possíveis, acho que correu bem.  
Esta nova experiência fez-me ver que nós, por vezes, só damos valor às coisas, quando as perdemos, que só vemos o que nos faz falta, quando não o temos e que só vemos que as pessoas nos fazem falta, quando elas não estão presentes. 
No meu caso, acho que consegui aprender algumas coisas, mas não tanto como se estivesse na escola. 
Num caso mais específico, as aulas de português. As aulas foram interativas e as tarefas foram suficientes para não nos esquecermos dos conceitos e aprendizagens essenciais como as orações, as palavras e o mais importante a escrita, que nos faz imaginar e nos leva a colocar num lugar, onde a nossa opinião e os nossos pensamentos são vividos, não através das palavras, mas sim da forma como as escrevemos. 

Ana Luísa, nº5-8ºB


A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. (John Dewey)

Na última aula síncrona de português, solicitou-se aos alunos que se pronunciassem de uma forma crítica, relativamente ao que foi o período de aulas em confinamento, avaliando-se a si próprios e a todos os intervenientes da Educação, nesta fase crítica.
Eis aqui uma reflexão de uma aluna do 8ºB, que se autoavaliou de uma forma um pouco diferente do habitual.
Temos esperança que os seus desejos se concretizem! Só esperamos que todos os cidadãos tomem consciência não só dos seus direitos, como também dos seus deveres, primando pela respeito por si e pelos outros, sejam mais responsáveis, para que TODOS JUNTOS possamos regressar à escola em segurança.

Aqui vai, então, a reflexão da Ana Rodrigues, aluna do 8ºB
  

Reflexão Final  



Com esta época de pandemia, refleti muito sobre a vida que tive lá fora, antes da quarentena.  
Vejo como era livre, sem o perceber! Acabei por reconhecer e sentir a falta que as pessoas fazem, no meu dia a dia. Aprendi a valorizar coisas que, antes, pareciam insignificantes. 
Espero que não tarde o dia de voltar para a escola. Espero, também, quando crescer, não esquecer o que passei, e lembrar-me desta situação, deste tipo de ensino, desta pandemia que nos apanhou desprevenidos, quando vir crianças a não querer ir para a escola, uma vez que, agora, é o único sítio onde queremos ir, onde queremos estar.  
Neste período, eu acho que mereço um 5, pois dei o meu melhor para entregar as tarefas com qualidade e dentro dos prazos estipulados.  Esforcei-me e empenhei-me, para me adaptar a um estudo mais autónomo. Apesar de tudo, tenho a plena consciência que cumpri com os meus deveres.  
Um bem-haja aos professores, que tentaram sempre manter a nossa Esperança em dias melhores, à Direção da Escola, que nos disponibilizou os meios, e aos Encarregados de Educação que, mais do que nunca, estiveram presentes e nos acompanharam neste caminho um pouco sinuoso. Os quatro grandes pilares da educação, uns com mais dificuldades que outros, falaram uma só voz, naquilo que é fundamental - a Educação!

Ana Beatriz Ferreira Rodrigues n°3 8°B 



quarta-feira, 24 de junho de 2020

«Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar”. Ruben Alves

Nestas circunstâncias adversas e atípicas, os professores, como « Guardiões da Esperança», mais do que ninguém, devem estimular os alunos  aos «vôos» mais ousados que se adaptem às suas características e capacidades. Os seus vôos, cheios de piruetas e hesitações, acabam por nos surpreender a TODOS!
Fica aqui mais uma Carta de Apresentação do  Francisco Oliveira, aluno do 8ºB, cujo vôo o vai levar a «Astrofísico». E, como Deus Quer, o Francisco Sonha, a Obra vai Nascer, não temos dúvidas!
                                     

Carta de Apresentação


                                                                         Francisco Rodrigues Oliveira
                                          (morada...)
                                                                         Código Postal – Cidade (...)
                            Telemóvel (...)

Diretor da Agência Espacial Europeia
8-10 rue Mario Nikis
757 38 Paris
Paris- França


Exmo. Senhor Diretor

Acabei de me graduar em Astrofísica, na Universidade de Cambridge. Sei que a vossa empresa é a melhor, a nível europeu,  porque explora e desenvolve técnicas avançadas, tudo em prol da exploração espacial. Gostava de testar os meus conhecimentos na estação espacial, para ajudar a exploração cósmica e porque, durante o meu percurso universitário, reuni-me com os melhores físicos de Cambridge, Oxford e Harvard, todos com a mais elevada instrução, para discutir e estudar teorias do cosmos e afins.
Gostaria de facultar mais informações, numa entrevista pessoal que, penso, será de mútuo interesse.
Subscrevo-me com a mais elevada consideração.

Muito Obrigado
Francisco Rodrigues Oliveira

Anexo Curriculum Vitae

"... a vossa empresa é a melhor, a nível europeu,  porque explora e desenvolve técnicas avançadas, tudo em prol da exploração espacial."
"todos com a mais elevada instrução, para discutir e estudar teorias do cosmos e afins".








quarta-feira, 17 de junho de 2020

«Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado». Ruben Alves


Mesmo em tempos de Pandemia e confinados em casa, a qual se transformou no local de trabalho para muitos, sobretudo professores, alunos e muitos encarregados de educação, é dever de todos nós, alimentar os sonhos e seguir em frente com prudência, respeito por nós e pelos outros, mas sobretudo caminhar com muita esperança.
Nestas circunstâncias adversas e atípicas, os professores, como « Guardiões da Esperança1», mais do que ninguém, devem estimular os alunos  aos «vôos» mais ousados que se adaptem às suas características e capacidades. Os seus vôos, cheios de piruetas e hesitações, acabam por nos surpreender a TODOS!
Fica aqui, uma Carta de Apresentação da Matilde Silva, nº12 , aluna do 8ºE, cujo vôo a vai levar a «personal trainer». E, como Deus Quer, a Matilde Sonha, a Obra vai Nascer2, não temos dúvidas!
1 Expressão de José Luís Peixoto atribuída aos professores.
2  Adaptação de um verso da «Mensagem» de Fernando Pessoa.


Carta de Apresentação


Matilde (...)  Silva   
Rua (...)
8 de junho de 2020 


Diretor do ginásio AKUAFIT 
Rua do Pinheiro 
Braga, 4705-629 


  Exmo. Senhor 


Acabo de receber o meu diploma de Desporto da Universidade  do Minho. Penso que, depois de toda a formação adquirida ao longo do curso,  possuo um forte espírito de liderança e posso ser uma Boa “Personal Trainer”.
Tendo em conta a grandeza e o prestígio do vosso Ginásio, penso estar à altura de demonstrar as minhas competências.  Por esse motivo, me candidato e estou certa que a minha admissão será do interesse mútuo. 
Solicito uma entrevista para mais informações que beneficiarão  o vosso interesse na minha contratação.

Subscrevo-me, com a mais elevada consideração. 
Cordiais cumprimentos

Matilde Silva
Anexo Curriculum Vitae


"... possuo um forte espírito de liderança e posso ser uma Boa
“Personal trainer”."
"Solicito uma entrevista para mais informações que beneficiarão  o vosso interesse na minha contratação".