quinta-feira, 26 de setembro de 2019

“A língua de um povo é a sua alma.” Johann Gottlieb Fichte

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS




O dia 26 de Setembro é consagrado às línguas europeias desde 2001. A Europa possui um verdadeiro tesouro linguístico: 24 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa. Para chamar a atenção para este património, a União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas em 2001.

 Línguas oficiais da UEA União Europeia tem 24 línguas oficiais e de trabalho: alemão, búlgaro, checo, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco.Devido a condicionalismos de tempo e orçamentais, relativamente poucos documentos são traduzidos para todas as línguas. Regra geral, a Comissão Europeia utiliza o inglês, o francês e o alemão como línguas processuais, enquanto as línguas das traduções que o Parlamento Europeu fornece variam consoante as necessidades dos deputados. 

Se queres conhecer alguns factos interessantes sobre as línguas faladas na Europa ou aceder a alguns passatempos, clica no seguinte link:

 

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

" (...) No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja, se vocês não assumirem as vossas responsabilidades" Barack Obama (Manifesto 2009/10)


É sempre tempo de... RECOMEÇAR!


Sísifo
Recomeça....

Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo acordado
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças...

Miguel Torga

" És homem, não te esqueças/ Só é tua a loucura/

Onde, com lucidez, te reconheças"...


 " E os passos que deres, / Nesse caminho duro/...

... Do futuro/ Dá-os em LIBERDADE".