Semana da Leitura
A Biblioteca Escolar Mário Cláudio e a Biblioteca Escolar da Pousa, em parceria com o Departamento de Línguas e docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, celebraram, entre os dias 11 e 16 de março, a Semana da Leitura, com um conjunto de diversas atividades de promoção da leitura, subordinadas ao tema “Hoje Leitor, Amanhã Leitor”.
A abertura da Semana da Leitura foi feita pela Diretora do
Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, Cândida Ferreira, seguindo-se a
inauguração da Feira do Livro, na Biblioteca Escolar Mário Cláudio. Esta Feira
foi visitada, ao longo da semana, por todos os alunos da Escola Básica de Braga
Oeste e também pelos da Escola Básica do 1º ciclo e Jardim de Infância de
Cabreiros e Bastuço Santo Estevão. Na Biblioteca Escolar da Pousa, a Feira do
Livro, decorreu entre os dias 11 e 13 de março.
![]() |
| Na Biblioteca Mário Cláudio, a Diretora da Escola procede à abertura da " Semana da Leitura" |
Do Programa da
Semana da Leitura, podem destacar-se várias atividades:
· “Leituras em Cadeia” - envolveu todas as turmas da escola, contando com a colaboração
da Direção, da Educação Especial e a Associação de Pais. Na Pousa abrangeu
todas as turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo, com a colaboração das
funcionárias da cantina;
![]() |
| Alunos da Escola da Pousa a partilhar leituras, no âmbito da atividade " Leituras em Cadeia" |
![]() |
| As professoras Celina e Glória Sousa partilham as suas leituras |
![]() |
| Os alunos da Educação Especial partilham leituras com alunos do 1º Ciclo. |
·
“Queres Ouvir uma história? Eu conto!” - dinamizada pelos alunos do 3º ciclo e organizada pela BEMC, para os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo;
“Queres Ouvir uma história? Eu conto!” - dinamizada pelos alunos do 3º ciclo e organizada pela BEMC, para os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo;
· “Hora do Conto” - realizaram-se várias sessões, ao longo da semana, nas
bibliotecas escolares Mário Cláudio e da Pousa;
· No
âmbito da atividade “Histórias com Vida”, os alunos da Educação Especial, Leonor Silva, Márcia
Ferreira e Susana Veríssimo, apresentaram a história da sua autoria, “Um Conto
de Natal”, na Biblioteca Escolar Mário Cláudio;
· "Silêncio Vamos Ler!” - um momento de leitura que envolveu toda a comunidade educativa já que
foi implementada em todas as escolas do Agrupamento,
às 10:30 do dia 13, sendo lido o texto “Porque” de Sophia de Mello
Breyner Andersen, aos alunos dos 2º e 3º ciclos, e o texto “A Fada das Crianças”
de Fernando Pessoa aos alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo;
· A Rede de
Bibliotecas Escolares de Barcelos dinamizou, nos dias 15 e 16, o Concurso: “Pequenos Grandes Poetas”, no qual participaram alunos do
Agrupamento, nas modalidades de poema inédito e declamação;
![]() |
| Os Pequenos grandes poetas do Agrupamento de Escolas Braga-Oeste. |
· A Rede de
Bibliotecas Escolares de Braga promoveu a atividade destinada às crianças do
Pré-Escolar, “Ondinhas de Leitura”, que decorreu na Escola Calouste Gulbenkian e na
qual participaram 3 crianças do JI de Sequeira;
![]() |
| Um exemplo das " Ondinhas de leitura" em Braga |
Destaca-se ainda a
participação das turmas do 2º ano de
Cabreiros, na Marcha da Leitura, no dia 12 em Braga, atividade promovida pela Rede de Bibliotecas de Braga.
Cabreiros, na Marcha da Leitura, no dia 12 em Braga, atividade promovida pela Rede de Bibliotecas de Braga.
![]() |
| Marcha da Leitura, em Braga |
O balanço de todas estas atividades é francamente positivo, tendo
envolvido toda a comunidade educativa que, graças ao seu dinamismo, contribuiu
para o enorme sucesso desta Semana da Leitura.
Pode concluir-se que os objetivos foram plenamente cumpridos,
nomeadamente, motivar para o livro e para a leitura e promover a articulação
curricular.






















