segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Alunos apurados para fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

Durante o mês de novembro, cerca de 170 alunos do 1º ao 3º ciclo participaram na fase escolar do Concurso Nacional de Leitura. Todos se empenharam na leitura das obras propostas e deram o seu melhor na realização das provas.
Após a correção das mesmas, foram selecionados, para a Fase Municipal deste concurso, os seguintes alunos:

1º ciclo:
EB1 Cabreiros: 3º ano - Diana Gonçalves e Oliveira
EB1 Pousa - 4º ano - Eva Gonçalves de Sousa

2º ciclo:
EB Braga Oeste Braga: 5ºA - Noé Rafael Gonçalves de Sousa; 6ºA - Ana Rita Faria da Costa;

3º ciclo:
7ºB - Adriano Matos Afonso; 7ºC - Letícia Gonçalves Seara

A Fase Municipal decorrerá na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva nos dias 21 (1º e 2º ciclo) e 22 de fevereiro (3º ciclo e secundário).

Parabéns a todos os participantes e boa sorte aos que passaram à fase seguinte.

Novidades na Biblioteca

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

" Ser Homem é ser responsável. É sentir que colabora na construção do Mundo"! Antoine de Saint Exupéry

Há 70 anos, a 10 de Dezembro, no rescaldo de uma das maiores barbáries que homens cometeram face aos seus semelhantes, a recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU), através da sua Assembleia-Geral, aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
Conscientes dos horrores praticados, as Nações do Mundo de então, representadas na Assembleia-Geral da ONU, foram capazes de chegar a um consenso quanto a uma curta, mas plena de ESPERANÇA, lista de 30 artigos, a qual, respeitando as diversas culturas que continuam a preencher o globo, visava um mundo de CONCÓRDIA, de DIREITO e de LIBERDADE.
Quando assistimos a alguns retrocessos civilizacionais, nunca é demais lembrar esses direitos, para que não se cometam as atrocidades do passado.
Os professores das diversas disciplinas dos 5º e 7º anos do Agrupamento de Escola de Braga Oeste, no âmbito da Flexibilização Curricular (1ª DAC) e no contexto da Semana Concelhia dos Direitos Humanos, envolveram os alunos em diversas atividades, para que «revivessem» a Declaração dos Direitos Humanos.
Os trabalhos  dos alunos do 5º ano foram realizados, na Biblioteca Escolar e nas aulas de TIC, a partir da leitura e análise da obra, « Os Direitos das Crianças», de Luísa  Ducla Soares. O resultado final foi a criação, no programa Canva, de posters alusivos aos direitos das crianças.
Eis um pequeno vídeo que sintetiza todo o trabalho, em articulação com a Equipa da Biblioteca Escolar.





quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

"A maior deficiência não está no corpo do deficiente, mas, na alma do preconceituoso." Sebastião Barros Travassos









Dia Nacional da inclusão















O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência foi, uma vez mais, celebrado, na nossa escola.

O objetivo  deste dia  foi  sensibilizar toda  a comunidade educativa para a situação das pessoas com deficiência, promovendo, assim,  a sua inclusão na escola e, consequentemente, na sociedade.

É um dia que se  dedica à independência e a autonomia das pessoas com deficiência e à criação de condições da inclusão destes cidadãos.

 Na nossa escola, realizou-se esta atividade, com mensagens alusivas ao dia, com o intuito  de  contribuir para a felicidade das pessoas que vivem com deficiência, no sentido de tornar a sociedade mais solidária e justa.

Parabéns a todos os alunos que deixaram neste "placard humano" com as suas generosas mensagens de SOLIDARIEDADE que, acreditamos, serão postas em prática.