"A rabiscar aprendo a ... criar"- Escrita
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
terça-feira, 14 de novembro de 2017
Feira de S. Martinho
Animação marcou a
tradicional
Feira de S. Martinho na
Escola Básica de Braga Oeste
A
diretora do Agrupamento de Escolas Braga Oeste, Cândida Ferreira, destacou a animação
da feira com a presença de inúmeros visitantes que, mais uma vez, afluíram em
grande número à escola para participarem nesta atividade tão emblemática do
Agrupamento. Muitos pais, encarregados de educação, avós e outros
familiares, ex-alunos e moradores das freguesias abrangidas pelo Agrupamento
acorreram a Cabreiros, à escola sede, para fazerem as suas compras a bom preço e,
dessa forma, ajudarem os alunos a patrocinarem as suas atividades extracurriculares.
Durante a feira, procedeu-se à entrega dos prémios relativos ao concurso de postais e trabalhos de Halloween.
Durante a feira, procedeu-se à entrega dos prémios relativos ao concurso de postais e trabalhos de Halloween.
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
Feira de S. Martinho
A Feira de S. Martinho terá lugar no próximo dia 10 de novembro (sexta-feira), entre as 9h:30m e as 12h:00m, na escola sede do Agrupamento. Os pais e restantes familiares deverão ser antecipadamente informados, convidados e motivados a participar com a entrega de produtos que possam ser vendidos na Feira. A população local já se habituou a esta atividade, uma das mais importantes da nossa escola, que atrai centenas de pessoas, esperando-se que o sol possa também contribuir para o sucesso desta atividade!
terça-feira, 31 de outubro de 2017
Halloween festejado na Escola Básica de Braga Oeste
No âmbito do Ensino do Inglês, os alunos realizaram diversos
trabalhos, referentes ao Halloween.
Foi montada uma exposição na Biblioteca Escolar Mário Cláudio,
depois de terem sido selecionados os melhores trabalhos dos alunos do 2º ciclo,
alusivos à comemoração deste dia tão especial.
Os alunos empenharam-se bastante realizando trabalhos muito
criativos, originais e, alguns, bastante “aterradores”!
Como é habitual, na noite de 31 de outubro comemora-se, na
maior parte dos países de língua inglesa, aquilo que nós conhecemos como a
Noite das Bruxas. Nesta data é costume as pessoas mascararem-se, organizarem festas e
os mais novos percorrerem as ruas, batendo às portas e pedindo Travessuras ou
Gostosuras ? (Trick or Treat?)
A origem da festa do Halloween remonta há mais de 3 mil anos.
Já na Antiguidade, os Celtas festejavam o “All hallow's eve”,
que significa a “véspera de todos os santos”. Com o objetivo de afastar os maus
espíritos, a festa incluía diversas figuras sombrias e bizarras. Acreditavam
que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por
esse motivo, usavam fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o
intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.
É curioso notar que a tradição do Halloween foi passada de
geração em geração, uma vez que não existe nada escrito sobre isso.
Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a
condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.
Posteriormente, a festa do Halloween foi trazida para o
continente americano por imigrantes irlandeses, no século XIX, e desde então é
um sucesso sobretudo nos Estados Unidos, onde é feriado, possuindo também um
grande valor comercial.
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
“A Comemorar Também se Aprende”
20 de Outubro
Dia
Mundial de Combate ao Bullying
Hoje celebra-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying
Sob o mote
mundial “Stop Bullying”, a Biblioteca Escolar Mário Cláudio, em parceria com o
GIA, alertou a comunidade escolar para a problemática do bullying, visando a sua
prevenção e combate, já este é um dos problemas principais que afetam o ensino
atualmente.
Na realidade, todos
temos responsabilidades na prevenção do bullying, e por isso mesmo, devemos
estar sensibilizados para esta problemática.
O Bullying não é mais do que um comportamento agressivo,
normalmente entre jovens de idade escolar, contendo um caráter intencional,
prejudicial e persistente, podendo até durar anos. Neste processo de violência,
normalmente existem 4 peças primordiais: a vítima; o agressor; a
vítima/agressor (criança que tanto pode ser vítima de bullying ou praticar
bullying) e o espetador (está apenas a assistir, não se envolvendo na
agressão).
Esta violência deixa marcas terríveis na criança, seja
presentemente ou no futuro (sabe-se, por exemplo, que crianças vítimas de
bullying têm mais tendência a estados negativos e depressivos do que crianças
que não foram vítimas). Além disso, as famílias, a escola e a própria sociedade
também são afetadas. A violência pode ir muito mais além da violência física
(como dar murros ou pontapés); pois pode ser verbal (por exemplo, chamar nomes)
ou social (como excluir alguém do grupo).
Subscrever:
Mensagens (Atom)




