"A rabiscar aprendo a ... criar"- Escrita
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
Dia de S. Valentim
Concurso e exposição de cartas e Postais de Amor realizados pelos alunos do 3º CEB, promovido pelo subdepartamento de Inglês em parceria com a Biblioteca.
Dia da Amizade, na BE da Pousa
Na Biblioteca da Escolar da Pousa, a amizade
anda no ar. Os alunos do 1º ciclo,
depois de verem o PowerPoint alusivo a “A cor dos amigos” e ouvirem
histórias de amor/amizade, realizaram cartazes alusivos ao tema, relacionado atividades de S. Valentim, no âmbito do Projeto Cont´Arte
Mi. Estas atividades foram dinamizadas pela professora Sameiro Antunes.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Formação do Utilizador- 1º ano de Martim
Com o objetivo de dar continuidade à formação do utilizador aos alunos do ano da EB1 de martim, explorou-se a obra "O lobo Culto", por ser dotada de enormes potencialidades para levar os alunos a perceberem a necessidade de uma leitura fluente e com entoação.
As atividades foram também orientadas no sentido de formar e sensibilizar as criança e docentes como utilizadores da BE.
Deste modo, proporcionou-se uma narrativa onde são narradas as diferentes etapas de formação do leitor, desde a alfabetização à compreensão leitora capaz de proporcionar prazer e fruição. O lobo, motivado por vários animais que também surgem como leitores compulsivos, transforma-se, paulatinamente, num exímio contador/leitor de histórias, ganhando o respeito e admiração dos seus novos amigos, com os quais compartilha o prazer da leitura e as viagens fantásticas que ela proporciona.
No final da atividade as crianças consolidaram os seus conhecimentos através do jogo " O semáforo" interiorizando e aplicando as regras da utilização da biblioteca e dos seus recursos.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
BD em Ação..., pelo Curso Vocacional DesATe
No âmbito do estudo das técnicas da Banda Desenhada, a professora de Português, do Curso Vocacional, « DesATe», para concretização dos conteúdos lecionados, e através do programa « Comic Life», levou os alunos a produzir, coletivamente, várias pranchas.
Os textos icónicos, fotografias, foram tiradas no recinto escolar, onde os alunos e as cores outonais assumem o protagonismo.
Bd Em Ação
Sessões Didáticas sobre Instrumentos Tradicionais
Sessões Didáticas sobre Instrumentos Tradicionais
A Escola EB 2,3 de Cabreiros, em parceria com a Câmara Municipal de Braga e com a vereadora da Cultura e Educação, está a promover sessões didáticas sobre instrumentos tradicionais. Estas sessões inserem-se no programa de atividades “À Descoberta de Braga”, dinamizado pelo município de Braga, que visa fomentar o conhecimento e o afeto pela história, património e identidade desta cidade enquanto comunidade.
A EB 2,3 de Cabreiros aderiu a esta ideia, procurando sensibilizar os alunos do 2º ciclo e a comunidade educativa, para a prática desses instrumentos, introduzindo também a história, a musicalidade e a importância dos instrumentos tradicionais mais vinculados à etnografia bracarense, nomeadamente cordofones (cavaquinho e viola braguesa) e bombo.
Nos dias 11 e 12 de janeiro os alunos participaram de sessões sobre cavaquinhos, dinamizadas pelos formadores Manuel Vieira e Pedro Barbosa, da Associação Projet’arte na Tradição. Nos próximos dias 5 e 19 de fevereiro, os alunos irão ter formação em bombos, a cargo da Associação Bombos com Alma.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


