segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dia de S. Valentim

Concurso e exposição de cartas e Postais de Amor realizados pelos alunos do 3º CEB, promovido pelo subdepartamento de Inglês em parceria com a Biblioteca.

Dia da Amizade, na BE da Pousa

Na Biblioteca da Escolar da Pousa, a amizade anda no ar. Os alunos  do 1º ciclo, depois de verem o  PowerPoint  alusivo a “A cor dos amigos” e ouvirem histórias de amor/amizade, realizaram cartazes alusivos ao tema, relacionado  atividades de S. Valentim,  no âmbito do Projeto  Cont´Arte Mi. Estas atividades foram dinamizadas pela professora Sameiro Antunes. 



terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Formação do Utilizador- 1º ano de Martim

Com o objetivo de dar continuidade à formação do utilizador aos alunos do ano da EB1 de martim, explorou-se a obra "O lobo Culto", por ser dotada de enormes potencialidades para levar os alunos a perceberem a necessidade de uma leitura fluente e com entoação. As atividades foram também orientadas no sentido de formar e sensibilizar as criança e docentes como utilizadores da BE. Deste modo, proporcionou-se uma narrativa onde são narradas as diferentes etapas de formação do leitor, desde a alfabetização à compreensão leitora capaz de proporcionar prazer e fruição. O lobo, motivado por vários animais que também surgem como leitores compulsivos, transforma-se, paulatinamente, num exímio contador/leitor de histórias, ganhando o respeito e admiração dos seus novos amigos, com os quais compartilha o prazer da leitura e as viagens fantásticas que ela proporciona. No final da atividade as crianças consolidaram os seus conhecimentos através do jogo " O semáforo" interiorizando e aplicando as regras da utilização da biblioteca e dos seus recursos.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

BD em Ação..., pelo Curso Vocacional DesATe

No âmbito do estudo das técnicas da Banda Desenhada, a professora de Português, do Curso Vocacional, « DesATe», para concretização dos conteúdos lecionados, e através do programa « Comic Life», levou os alunos a produzir, coletivamente, várias pranchas.
Os textos icónicos, fotografias, foram tiradas no recinto escolar, onde os alunos e as cores outonais assumem o protagonismo. 


Bd Em Ação

Sessões Didáticas sobre Instrumentos Tradicionais

Sessões Didáticas sobre Instrumentos Tradicionais A Escola EB 2,3 de Cabreiros, em parceria com a Câmara Municipal de Braga e com a vereadora da Cultura e Educação, está a promover sessões didáticas sobre instrumentos tradicionais. Estas sessões inserem-se no programa de atividades “À Descoberta de Braga”, dinamizado pelo município de Braga, que visa fomentar o conhecimento e o afeto pela história, património e identidade desta cidade enquanto comunidade. A EB 2,3 de Cabreiros aderiu a esta ideia, procurando sensibilizar os alunos do 2º ciclo e a comunidade educativa, para a prática desses instrumentos, introduzindo também a história, a musicalidade e a importância dos instrumentos tradicionais mais vinculados à etnografia bracarense, nomeadamente cordofones (cavaquinho e viola braguesa) e bombo. Nos dias 11 e 12 de janeiro os alunos participaram de sessões sobre cavaquinhos, dinamizadas pelos formadores Manuel Vieira e Pedro Barbosa, da Associação Projet’arte na Tradição. Nos próximos dias 5 e 19 de fevereiro, os alunos irão ter formação em bombos, a cargo da Associação Bombos com Alma.