domingo, 22 de abril de 2012

Hoje é o dia da Terra!


O Dia Mundial da Terra começou a ser comemorado em 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson resolveu realizar um protesto contra a poluição do nosso planeta. Mais de 20 milhões de americanos aderiram à esta manifestação. Desde essa data, no dia 22 de Abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

O lema das comemorações de 2012 é “Mobilizar a Terra” e tem como objetivo conseguir que todos, desde os indivíduos às organizações, passando pelos governos atuem para garantir um futuro sustentável.

Faz a tua parte! Contribui para a preservação do ambiente e para um planeta mais limpo!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Concurso “Pequenos Grandes Poetas”

A RBEB – Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos, em parceria com a Câmara Municipal, promove o concurso concelhio de poesia “Pequenos Grandes Poetas”. Este concurso destina-se a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos e tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade.
O Agrupamento de Escolas Braga Oeste associa-se ao evento, coma participação de três alunos, nas modalidades de poesia original e de declamação.
A iniciativa culmina com um espetáculo de poesia, a realizar dia 23 de abril de 2012, pelas 21horas, no auditório da Biblioteca Municipal, onde serão anunciados os resultados.


Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital

A Escola EB 2,3 de Cabreiros participa nesta fase do concurso, com a colaboração de três discentes.
A iniciativa decorre na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a 23 de abril – Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor.


quarta-feira, 28 de março de 2012

O Ruca vai à biblioteca.

O gosto pela leitura pode surgir desde muito cedo. Basta mostrar às crianças a magia dos livros e o carinho que devemos ter por eles. O Ruca que o diga!
http://youtu.be/9_CqMp16ZWo

quinta-feira, 15 de março de 2012

Semana da Leitura... Foi assim:

Foi com “chave de ouro” que foi encerrada a Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Braga Oeste. Os alunos do CEF de Práticas de Acção Educativa assumiram o papel de alguns dos nossos escritores de maior relevo tais como Fernando Pessoa, Luís de Camões, Gil Vicente, Sofia de Mello Breyner-Andresen, Jorge Amado e, durante a manhã da passada sexta-feira, passearam pela escola dando pistas aos alunos sobre a sua vida e obra, a fim de poderem ser identificados. “Escritores à Solta” foi uma actividade muito interessante que agradou a toda a comunidade escolar, seduzindo os alunos para a arte da escrita.



Fruto de um intenso trabalho de cooperação e articulação, a preparação da Semana da Leiura envolveu todas as escolas que integram o Agrupamento de Escolas Braga Oeste, permitindo a realização de diversas actividades que revelaram grande criatividade, qualidade e empenho dos alunos e dos professores.


A Semana iniciou-se no dia 5, com a participação dos alunos do 3º ao 6º ano no Concurso Concelhio de Leitura, que teve lugar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Ao longo da semana realizou-se a Feira do Livro na Biblioteca Escolar Mário Cláudio, vocacionada prioritariamente para a comunidade escolar. Com esta iniciativa, da responsabilidade do Departamento de Línguas e da equipa da Biblioteca Escolar, pretendeu-se promover o contacto dos leitores de diferentes idades com o livro e, deste modo, estimular o gosto pela leitura. A biblioteca organizou um calendário que permitiu a todas as turmas da escola visitar a Feira do Livro tendo, cada uma delas, dinamizado a leitura ou representação de um texto ou de um poema. O Clube de Música interpretou algumas canções ligadas à temática desta semana e, durante os intervalos alguns poemas foram lidos na rádio escolar.

Realizou-se também uma Feira do Livro na Biblioteca Escolar da Pousa que se saldou, igualmente, por um balanço positivo.

A actividade “Silêncio, Vamos Ler!”, subordinado ao tema “Cooperação/Solidariedade”, decorreu no dia 8 em todas as escolas do Agrupamento com a leitura de um excerto do livro de Antoine Saint-Exupery, “O Principezinho”. No horário nocturno os formandos dos Cursos EFA participaram nesta iniciativa, visitaram a Feira do Livro e apresentaram a atividade o “Som dos Poemas”.

A dramaturgia teve também um lugar de destaque nesta semana. O Grupo de Teatro da Escola EB 2,3 de Cabreiros apresentou, no Salão da Junta de Freguesia de Cabreiros, a peça “Quinta da Lua Cheia” aos alunos de Couto Cambeses. Os alunos da Educação Especial dramatizaram, na Biblioteca, para as turmas do 5ºC e 6ºC a história “Palavras Escondidas”.



Os formandos do CEF de Práticas de Acção Educativa representaram a Lenda do Galo de Barcelos às crianças dos Jardim de Infância de Cabreiros e de Martim. É de salientar a participação de um encarrregado de educação de uma aluna do 5ºC que, numa aula de Língua Portuguesa, leu e comentou um execerto da obra “Fernão Capelo Gaivota”.

Ao longo da Semana da Leitura toda a comunidade escolar foi envolvida nas diversas actividades realizadas, que abrangeram os vários níveis de ensino. Os alunos transformaram-se em actores, dramaturgos, poetas e declamadores apaixonados, mostrando a sua veia artística e o trabalho desenvolvido pelos docentes.